Comunicações Científicas do dia 01/05

3ª Sessão – Dia 01/05 (segunda-feira) – 9h as 10h30

 

Sala A

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

David Antonio da Costa
PRIMEIRAS NOÇÕES DE ARITHMÉTICA PARA USO DAS ESCHOLAS DE ENSINO PRIMÁRIO MARANHENSE: fragmentos do livro de Ayres Vasconcellos e D.M.A. (1846 e 1895)  Denise Silveira Nascimento, Marylucia Cavalcante Silva (UFPel)
UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS SOBRE AS OBRAS DE ARITMÉTICA DO AUTOR ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO Daiane de Santana Santos, Ivanete Batista dos Santos (UFS)
Edilene Simões Costa
A ARITMÉTICA NOS CADERNOS ESCOLARES: os cadernos de Márcia Moreira de Sousa em questão  Rosilda dos Santos Morais (UNIFESP)
O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO: passado e presente revelados em cadernos escolares  Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR), Fernanda Fatima Ratajczyk Turra
Moysés Gonçalves Siqueira Filho SINTÉTICO OU ANALÍTICO: Como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)  Andréia Fernandes de Souza (UNIFESP)
CADERNOS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA DE RAMON DORDAL: uma proposta de ensino elementar, prático  Marcus Aldenisson de Oliveira (UNIFESP)

Sala B

 Diogo Franco Rios  MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA: em busca de bases sólidas para a formação matemática do professor do ensino primário paulista  Martha Raíssa Iane Santana da Silva (UNIFESP)
 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA NORMAL ALAGOANA: o que preconiza a legislação da época  Juliane Batista Bezerra, Mercedes Carvalho (UFAL)
 Elisabete Zardo Búrigo  INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO  Maria Célia Leme da Silva (UNIFESP)
 OS CADERNOS DE NORMALISTA NO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática  Reginaldo Rodrigues da Costa (PUCPR), Wagner Alexandre do Amaral
Eliene Barbosa Lima   MEMÓRIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA DE EX-PROFESSORES E EX-ALUNAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO  Vinícius Kercher (UFPel)
 ANÁLISE DE UM CADERNO DE MATEMÁTICA DE 1917 DO CURSO MÉDIO DA ESCOLA COMPLEMENTAR DE PORTO ALEGRE  Juliana Mercedes Rheinheimer, Andreia Dalcin (UFRGS)

 

4ª Sessão – Dia 01/05 (segunda-feira) – 10h45 as 12h15

 

Sala A

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Denise Medina de Almeida França
OS EXAMES DE ADMISSÃO E OS CURSOS PREPARATÓRIOS EM PELOTAS (RS): uma análise dos saberes elementares de matemática (1925-1971) Mélany Silva dos Santos (UFPel)
PROFESSORES DE PROFESSORES E A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um modelo a seguir?  Waléria Adriana Gonçalez Cecílio (UNIFESP)
Andréia Dalcin Elementos na História do Ensino de Matemática nos anos iniciais no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso UNO Luciane Coelho Guindo dos Santos; Edilene Simões Costa (UFMS)
Neuza Bertoni Pinto TESTES DE ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA: a perspectiva de Isaías Alves  Nara Vilma Lima Pinheiro (UNIFESP)
OS FATOS FUNDAMENTAIS NO CADERNO DE PROVAS DE 1958: construindo uma história  Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB)
FONTES PARA A PESQUISA DO ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS PRIMÁRIAS DE PORTO ALEGRE/RS (1873-1909)  Joseane Leonardi Craveiro El Hawat (UFRGS)

Sala B

Barbara Winiarski Diesel Novaes CADERNO ESCOLAR: o ensino de aritmética na formação de uma normalista de Santo Amaro no ano de 1961  Wesley Ferreira Nery, Eliene Barbosa Lima (UEFS)
ANTECEDENTES DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A MATEMÁTICA NOS CADERNOS DE ESTÁGIO DE UMA NORMALISTA GAÚCHA (1967)  Diogo Franco Rios (UFPel), Maria Cecília Bueno Fischer (UFRGS)
O CADERNO DO PROFESSOR MOREIRINHAS PINHEIRO E A MATEMÁTICA NA ESCOLA DE MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE LISBOA (DÉCADA DE 1960) Rosimeire Aparecida Soares Borges (UNIVAS)
Ivanete Batista dos Santos CADERNOS DA PROFESSORA CARLOTA JOSEFINA DOS REIS BOTO: a prática pedagógica em ação Francisco de Oliveira Filho (UNICID)
CADERNOS DE PROFESSORES: da matemática para ensinar para a matemática para ensinar ensinada Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)
USOS DO DIÁRIO DE LIÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DOS SABERES PARA E A ENSINAR MATEMÁTICA Iara da Silva França (ISULPAR)

5ª Sessão – Dia 01/05 (segunda-feira) – 13h45 as 16h00

 

Sala A

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

 

Reginaldo Rodrigues da Costa

A ESCRITA NUMÉRICA ESCOLAR COMO UMA PRÁTICA NORMATIZADA: análise de dois cadernos do Curso Primário (1958-1959)  Fernando Ripe, Antônio Maurício Medeiro Alves (UFPel)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIVAS)
AS CONTAS PRÁTICAS EM CADERNOS DE ALUNOS DE ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX  Malcus Cassiano Kuhn (IFSul), Arno Bayer (ULBRA)
Rosilda dos Santos Morais EXERCÍCIOS DE CÁLCULO MENTAL EM CADERNOS ESCOLARES DE ALUNOS E PROFESSORES (1950-1970) Danilene Donin Berticelli (UFPR)
O SABER OPERAÇÃO EM CADERNOS ESCOLARES (SÃO PAULO, 1969-1970) Josefa Lourença Souza do Nascimento, Ivanete Batista dos Santos (UFS)
UM CADERNO DE EXERCÍCIOS DE ARITMÉTICA (RIO GRANDE DO SUL, 1971): primeiras considerações  Kristine Sheila Schuster, Leonardo Thomaz Sauter, Maria Cecília Bueno Fischer (UFRGS)
Rosineide de Sousa Juca AS TABUADAS NOS CADERNOS DE ALUNOS: evidências sobre as apropriações das tabuadas escolares em cadernos de alunos entre os anos 1923 e 1970  Leandro de Oliveira, Edilene Simões da Costa  (UFMS)
DIVISIBILIDADE EM UM CADERNO DO ENSINO PRIMÁRIO DOS ANOS 1950  Mayara Becker Oliveira da Silva, Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS)
JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA: o caso do caderno de Maria Coeli de Almeida Vasconcelos Cintia Schneider, David Antonio da Costa (UFSC)
 David Antonio da Costa CADERNOS DE PLANEJAMENTO DE DUAS PROFESSORAS: O trabalho com a matemática em turmas de 2ª série na década de 1960 Alessandra Amaral da Silveira, Larissa Lima Costa, Lucas Soares (UFPel)

Sala B

Circe Mary Silva da Silva Dinnikov CADERNO DE PRÁTICA (1958): os Centros de Interesse Juliana Chiarini Balbino Fernandes (UNIFESP)
A MATEMÁTICA NO PLANEJAMENTO INTEGRADO: práticas de professoras nos primeiros anos escolares em Roraima em 1990  José Ivanildo de Lima (UFRR)
UM ESTUDO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA DA ESCOLA NORMAL DE CEILÂNDIA-DF  Edilene Simões Costa  (UFMS), Mônica Menezes de Souza, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Carmyra Oliveira Batista
Iara da Silva França
TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE PELOTAS: refletindo sobre o processo de professoralidade  Cris Elena Padilha da Silva (UFPel)
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O SABER: cadernos escolares, 1920-1970 Bruna Lima Ramos (UNIFESP)
LIÇÕES APRENDIDAS POR MEIO DO EXAME DE PESQUISAS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: o caso de Sergipe Ivanete Batista dos Santos (UFS)
Antonio Maurício Medeiros Alves ÁLGEBRA NA FORMAÇAO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (1890-1970) Ana Maria Basei (UNIFESP)
REGISTROS DO CARTÓGRAFO: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADAS AO CAMPO  Raquel Silveira da Silva (FURG), Luiz Fernando Mackedanz (UFRGS)
EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que revelam os cadernos escolares Maykon Jhonatan Schrenk, Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR)
Wagner Rodrigues Valente Possibilidades e limites do uso de cadernos escolares na investigação de saberes para ensinar matemática na escola primária Neuza Bertoni Pinto (REAMEC)