Sala A
|
Comentaristas
|
Título do Trabalho
|
Autores/Instituições
|
Reginaldo Rodrigues da Costa
|
A ESCRITA NUMÉRICA ESCOLAR COMO UMA PRÁTICA NORMATIZADA: análise de dois cadernos do Curso Primário (1958-1959) |
Fernando Ripe, Antônio Maurício Medeiro Alves (UFPel) |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIVAS) |
AS CONTAS PRÁTICAS EM CADERNOS DE ALUNOS DE ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
Malcus Cassiano Kuhn (IFSul), Arno Bayer (ULBRA) |
Rosilda dos Santos Morais |
EXERCÍCIOS DE CÁLCULO MENTAL EM CADERNOS ESCOLARES DE ALUNOS E PROFESSORES (1950-1970) |
Danilene Donin Berticelli (UFPR) |
O SABER OPERAÇÃO EM CADERNOS ESCOLARES (SÃO PAULO, 1969-1970) |
Josefa Lourença Souza do Nascimento, Ivanete Batista dos Santos (UFS) |
UM CADERNO DE EXERCÍCIOS DE ARITMÉTICA (RIO GRANDE DO SUL, 1971): primeiras considerações |
Kristine Sheila Schuster, Leonardo Thomaz Sauter, Maria Cecília Bueno Fischer (UFRGS) |
Rosineide de Sousa Juca |
AS TABUADAS NOS CADERNOS DE ALUNOS: evidências sobre as apropriações das tabuadas escolares em cadernos de alunos entre os anos 1923 e 1970 |
Leandro de Oliveira, Edilene Simões da Costa (UFMS) |
DIVISIBILIDADE EM UM CADERNO DO ENSINO PRIMÁRIO DOS ANOS 1950 |
Mayara Becker Oliveira da Silva, Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS) |
JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA: o caso do caderno de Maria Coeli de Almeida Vasconcelos |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa (UFSC) |
David Antonio da Costa |
CADERNOS DE PLANEJAMENTO DE DUAS PROFESSORAS: O trabalho com a matemática em turmas de 2ª série na década de 1960 |
Alessandra Amaral da Silveira, Larissa Lima Costa, Lucas Soares (UFPel) |
Sala B
|
Circe Mary Silva da Silva Dinnikov |
CADERNO DE PRÁTICA (1958): os Centros de Interesse |
Juliana Chiarini Balbino Fernandes (UNIFESP) |
A MATEMÁTICA NO PLANEJAMENTO INTEGRADO: práticas de professoras nos primeiros anos escolares em Roraima em 1990 |
José Ivanildo de Lima (UFRR) |
UM ESTUDO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA DA ESCOLA NORMAL DE CEILÂNDIA-DF |
Edilene Simões Costa (UFMS), Mônica Menezes de Souza, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Carmyra Oliveira Batista |
Iara da Silva França
|
TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE PELOTAS: refletindo sobre o processo de professoralidade |
Cris Elena Padilha da Silva (UFPel) |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O SABER: cadernos escolares, 1920-1970 |
Bruna Lima Ramos (UNIFESP) |
LIÇÕES APRENDIDAS POR MEIO DO EXAME DE PESQUISAS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: o caso de Sergipe |
Ivanete Batista dos Santos (UFS) |
Antonio Maurício Medeiros Alves |
ÁLGEBRA NA FORMAÇAO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA (1890-1970) |
Ana Maria Basei (UNIFESP) |
REGISTROS DO CARTÓGRAFO: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADAS AO CAMPO |
Raquel Silveira da Silva (FURG), Luiz Fernando Mackedanz (UFRGS) |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que revelam os cadernos escolares |
Maykon Jhonatan Schrenk, Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR) |
Wagner Rodrigues Valente |
Possibilidades e limites do uso de cadernos escolares na investigação de saberes para ensinar matemática na escola primária |
Neuza Bertoni Pinto (REAMEC) |