Sala A
|
Comentaristas
|
Título do Trabalho
|
Autores/Instituições
|
Aparecida Rodrigues Silva Duarte |
A ARITMÉTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DE MATO GROSSO (1940 – 1960) |
Marta Maria Gama, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida (UNIC) |
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS IDENTIFICADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO |
Marylucia Cavalcante Silva (UEMA), Maria de Fátima Duarte Martins (UFPel) |
CADERNOS DA DÉCADA DE 1950 E O ENSINO DE ARITMÉTICA: o que era ensinado no interior do Rio Grande do Sul |
Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva (UFPel) |
Mercedes B. Q. Pereira dos Santos |
O ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA RURAL DE ANAGÉ-BA (1963): uma análise sobre os conceitos elementares e resolução de problemas |
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB) |
INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: os problemas aritméticos presentes em um caderno gaúcho de segundo ano primário (1959) |
Luciane Bichet Luz (UFPel), Diogo Franco Rios (UFPel) |
A ARITMÉTICA DO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE: métodos e processos de ensino na década de 1950 |
Mariliza Simonete Portela (UNESPAR) |
Mariliza Simonete Portela |
OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 |
Ana Paula Nascimento Pegado Couto, Rosineide de Sousa Jucá (UEPA) |
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM UM DIÁRIO ESCOLAR |
Nícolas Giovani da Rosa, Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS) |
ALIMENTOS COMO TEMÁTICA DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS PROPOSTOS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PRIMÁRIAS, NA DÉCADA DE 1950, EM ESTADOS DAS REGIÕES SUL E SUDESTE |
Circe Mary Silva da Silva (UFPel) |
Sala B
|
Rosimeire Aparecida Soares Borges
|
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas |
Eliene Barbosa Lima (UEFS), Inês Angélica Andrade Freire (UESB) |
APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO EM RELAÇÃO AOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL (2009-2016) |
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos (UFS) |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO: o que se pode ver em um caderno escolar? |
Andressa Cesana, Moysés Gonçalves Siqueira Filho (UFES) |
Francisco de Oliveira Filho
|
COMEÇANDO A ANALISAR CADERNOS DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: uma busca de indícios de matemática em um caderno de aluno de 1937 – 1938 |
Mônica Flugel Alves (UFPel) |
DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS AOS CADERNOS ESCOLARES: o ensino de Matemática entre 1944 e 1954 |
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto (PUCPR) |
OS CADERNOS DO ENSINO PRIMÁRIO E A MATEMÁTICA DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA DE MINAS GERAIS |
Rosimeire Aparecida Soares Borges, Cristiano José de Oliveira (UNIVAS) |
Maria Célia Leme da Silva |
APROPRIAÇÕES DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA O ENSINO DO DESENHO EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO GHEMAT |
Marcos Denilson Guimarães (UNIFESP), Jeferson dos Santos Ferreira (UFS) |
DESENHO E ARTES APLICADAS: disciplina de formação profissional do professor primário? |
Maria Cristina Araújo de Oliveira (UFJF) |
DESENHO E GEOMETRIA NA ESCOLA PRIMÁRIA: um exame sobre o método em tempos de separação a partir de periódicos (São Paulo, 1893 a 1913) |
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos (UFS) |