Comunicações Científicas do dia 29/04

1ª Sessão – Dia 29/04 (sábado) – 13h30 as 15h45

 

Sala A

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Aparecida Rodrigues Silva Duarte A ARITMÉTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DE MATO GROSSO (1940 – 1960) Marta Maria Gama, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida (UNIC)
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS IDENTIFICADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO  Marylucia Cavalcante Silva (UEMA), Maria de Fátima Duarte Martins (UFPel)
CADERNOS DA DÉCADA DE 1950 E O ENSINO DE ARITMÉTICA: o que era ensinado no interior do Rio Grande do Sul Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva (UFPel)
Mercedes B. Q. Pereira dos Santos O ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA RURAL DE ANAGÉ-BA (1963): uma análise sobre os conceitos elementares e resolução de problemas  Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB)
INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: os problemas aritméticos presentes em um caderno gaúcho de segundo ano primário (1959) Luciane Bichet Luz (UFPel), Diogo Franco Rios (UFPel)
A ARITMÉTICA DO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE: métodos e processos de ensino na década de 1950 Mariliza Simonete Portela (UNESPAR)
Mariliza Simonete Portela OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910 Ana Paula Nascimento Pegado Couto, Rosineide de Sousa Jucá (UEPA)
PROBLEMAS ARITMÉTICOS EM UM DIÁRIO ESCOLAR  Nícolas Giovani da Rosa, Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS)
ALIMENTOS COMO TEMÁTICA DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS PROPOSTOS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PRIMÁRIAS, NA DÉCADA DE 1950, EM ESTADOS DAS REGIÕES SUL E SUDESTE Circe Mary Silva da Silva (UFPel)

Sala B

Rosimeire Aparecida Soares Borges
CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas Eliene Barbosa Lima (UEFS), Inês Angélica Andrade Freire (UESB)
APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO EM RELAÇÃO AOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL (2009-2016)  Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos (UFS)
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO: o que se pode ver em um caderno escolar?  Andressa Cesana, Moysés Gonçalves Siqueira Filho (UFES)
Francisco de Oliveira Filho
COMEÇANDO A ANALISAR CADERNOS DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: uma busca de indícios de matemática em um caderno de aluno de 1937 – 1938 Mônica Flugel Alves  (UFPel)
DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS AOS CADERNOS ESCOLARES: o ensino de Matemática entre 1944 e 1954  Lidiane Gomes dos Santos Felisberto (PUCPR)
OS CADERNOS DO ENSINO PRIMÁRIO E A MATEMÁTICA DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA DE MINAS GERAIS Rosimeire Aparecida Soares Borges, Cristiano José de Oliveira (UNIVAS)
Maria Célia Leme da Silva APROPRIAÇÕES DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA O ENSINO DO DESENHO EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO GHEMAT Marcos Denilson Guimarães (UNIFESP), Jeferson dos Santos Ferreira (UFS)
DESENHO E ARTES APLICADAS: disciplina de formação profissional do professor primário? Maria Cristina Araújo de Oliveira (UFJF)
DESENHO E GEOMETRIA NA ESCOLA PRIMÁRIA: um exame sobre o método em tempos de separação a partir de periódicos (São Paulo, 1893 a 1913) Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos (UFS)

2ª Sessão – Dia 29/04 (sábado) – 16h15 as 18h

 

Sala A

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

 

Maria Cristina Araújo de Oliveira

UM LEVANTAMENTO SOBRE OS SABERES GEOMÉTRICOS NO PERIÓDICO HISTEMAT: primeiras aproximações  Alan Marcos Silva de Rezende (UNIFESP)
SOBRE OS SABERES GEOMÉTRICOS: o que dizem as produções do GHEMAT em seminários temáticos?  Márcio Oliveira D’Esquivel (UNEB)
OS SABERES GEOMÉTRICOS: uma revisão de literatura  Gabriel Luís da Conceição (UNIFESP)

Elenice de Souza Lodron Zuin

 

DA MEMORIZAÇÃO ÀS ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM A CONSERVAÇÃO PRÓPRIA DO INDIVÍDUO: saberes geométricos em cadernos escolares do início do século XX Alexsandra Camara (PUCPR)
MEDIR”: um conteúdo ou um procedimento para o método do ensino primário (1928-1946)  Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos (UFS)
O ensino de matemática no Colégio Concórdia: 1902 a 1942 Graciela Texeira, Andreia Dalcin (UFRGS)
Maria Cecília Bueno Fischer LA ENSEÑANZA DE LAS FIGURAS PLANAS EN LA ESCUELA PRIMARIA  Leticia Nancy Alvarez (Facultad Regional Avellaneda – Argentina)
SISTEMA MÉTRICO NOS CADERNOS DE GLADIS (1956)  Elenice de Souza Lodron Zuin (PUCMG)

Sala B

Luiz Henrique Ferraz Pereira A MATEMÁTICA NA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1939-1942) Makele Verônica Heidt  (UFPel)
DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: práticas de matemática em um livro e um caderno de abril de 1967  Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios (UFPel)
MATEMÁTICA ENSINADA: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1970-1990) Denise Medina França (UERJ), Lucilia Bechara Sanchez
Iran Abreu Mendes
DIGITALIZAÇÃO DE CADERNOS ESCOLARES FRANCESES: algumas considerações de um relato de experiência  Claudia Regina Boen Frizzarini (UNIFESP)
 O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL: cadernos escolares e seus metadados para a história da educação matemática  David Antonio da Costa (UFSC)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ALAGOAS: Análise dos documentos presentes no Repositório Digital Mercedes Carvalho, Siloane Pimentel, Juliane Bezerra (UFAL)
Luciane de Fatima Bertini SABERES ELEMENTARES EM MATEMÁTICA: os caminhos do ensino primário do Estado do Pará na década de 20   Rosineide de Sousa Jucá (UEPA)
MARCAS DO TEMPO NO ARQUIVO PESSOAL DE MARIA FRANCA PIRES (1921-1988): indícios da circulação e consolidação de referências para o ensino de matemática na escola primária Iracema Campos Cusati (UPE)