Programação Geral

XV – Seminário Temático

 Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática,
1890-1990

 

SÁBADO (29/04)

DOMINGO (30/04)

SEGUNDA (01/05)

09:30 – 10:00

Abertura do evento
Mesa 1: 
O discurso escolar e os cadernos de classe

 

CADERNOS DE CLASSE:
a construção e a desconstrução do discurso e da prática
Elomar Antonio Callegaro Tambara (UFPel)
O DISCURSO ESCOLAR E OS CADERNOS DE CLASSE:
vitrine da classe, espelho do aluno?
Maria Helena Camara Bastos
(PUCRS)
Comunicações
científicas
3a. sessão
(9h – 10h30)
4a. sessão
(10h45 – 12h15)

10:00 – 12:00

Palestra de Abertura:
Cadernos Escolares como fonte para a História da Educação

 

Eliane Teresinha Peres
(UFPel)

12:00 – 14:00

ALMOÇO

14:00 – 16:00

Comunicações
científicas
1a. sessão
(13h30 – 15h45)
Visita Técnica:
HISALES/UFPel
Comunicações
científicas
5a. sessão
(13h45 16h)

16:00 – 16:30

INTERVALO

16:30 – 18:00

Comunicações
científicas
2a. sessão
(16h15 – 18h)
Discussão do texto:
BORER, V. L. Les savoirs: un enjeu crucial de l’institutionnalisation des formations à l’enseignement. IN: Rita Hofstetter et al. (2009). Savoirs en (trans)formation – Au cœur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, p. 41-58

(traduzido para o português)

Maria Cecília Bueno Fischer
(UFRGS)

Maria Cristina Araújo de Oliveira
(UFJF)
Mesa 2:
História da educação e o uso dos cadernos com aulas de matemática

 

Aprender pela escrita:
saberes matemáticos em cadernos escolares dos anos 1950
 Elisabete Zardo Búrigo 
(UFRGS)
Os problemas nas aulas de matemática: o que registram os cadernos escolares (1890-1940)
Luciane de Fátima Bertini
 (UNIFESP)

 

—————–

 Encerramento do Evento:
Wagner Rodrigues Valente
 (UNIFESP)
Neuza Bertoni Pinto
(REAMEC)

Intervalo musical

 

17h45 – 18h

18:00 – 20:00

Minicurso:
Repositório Digital
GHEMAT

Reunião com orientadores/
Oficina de Digitalização

Após às 20:00

 
Lançamento de Livro

OBS: as atividades plenárias serão transmitidas em tempo real pelo link:
webconf2.rnp.br/grufpel

Clique aqui para tutorial e acesso a conferencia web